Israel é ainda um país jovem, com o legado de um passado muito antigo. A construção do país se reflete na importância que se deu ao reagrupamento dos judeus de todo o mundo. As últimas emigrações de judeus da Etiópia e da antiga União Soviética demonstram que diversos povos veem Israel como o seu lar nacional.

Considera-se prioritária a absorção de novos imigrantes e o ensino do hebraico. Os habitantes do país são quase cinco milhões e, destes, mais de 83% são judeus. Das cidades israelenses não-judeus, os muçulmanos são 78%, os cristãos 14%, e os drusos e outros grupos, 8%. Grandes partes da população vivem em cidades. Se Jerusalém é tecnicamente a maior cidade do país em número de habitantes, a maioria da população vive na planície do litoral – nos subúrbios e cidades que rodeiam a cidade de Tel Aviv-Jafa. Outros grandes núcleos de povoação se encontram na região da baía de Haifa, e em Beerseba, no Neguev. Nos serviços sociais e educacionais, Israel esta no mesmo nível dos países da Europa ocidental.

A maioria das crianças começa a sua educação aos 3 ou 4 anos em creches, e muitos ingressam em alguma das oito universidades. Os serviços médicos estão entre os melhores do mundo. Todo cidadão tem direito a voto na democracia parlamentar: o Knesset, com seus 120 membros, é o órgão legislativo de Israel.

Além disso, o tamanho do país dá às pessoas um sentido de causa comum, sem importar sua procedência nem as crenças politicas ou religiosas. Grande parte desta unidade pode ser atribuída ao serviço militar ou nacional obrigatório para os jovens de ambos os sexos após a conclusão dos estudos superiores e, depois, todos os anos, pelo mês em que a maioria dos homens tem de estar de serviço na reserva.

A moderna economia de Israel é baseada não só nas novas tecnologias, como os sistemas de irrigação agrícola e os produtos relacionados à informática, mas também em profissões judias ancestrais.

O mercado de diamantes de Ramat Gan é o maior do mundo. O turismo cresce constantemente tanto na cidade Santa de Jerusalém quanto na exótica Eliat, pelo sol e pelos peixes tropicais. Israel é um país que olha para o futuro, um país que agora esta no centro de um novo tipo de luta, a luta por uma paz douradora com todos os seus vizinhos.

Faça uma viagem  à Terra Santa  ligue:(11) 3257-9211